Punto Craft News

Punto Craft News

Share this post

Punto Craft News
Punto Craft News
Petrônio, o artesão que enxerga arte na natureza

Petrônio, o artesão que enxerga arte na natureza

Bailarinas, bruxas, passarinhos e seres fantásticos moram num oásis da arte brasileira

Avatar de Pamela J. M. Girao
Pamela J. M. Girao
jul 25, 2023
∙ Pago

Share this post

Punto Craft News
Punto Craft News
Petrônio, o artesão que enxerga arte na natureza
Compartilhar
Petrônio e minha bruxinha Célia

Antes de lhes apresentar o artista da vez, preciso contar como que cheguei até ele. Assim que mudamos para Recife - Paulo (marido), Pepsi (filha canina) e eu - fizemos a nossa primeira viagem pelo interior nordestino rumo à Paulo Afonso na Bahia, 9 horas de carro e muitas certezas formadas por quem, como a gente morava no sudeste, obviamente todas foram desfeitas e assim - encurtando o relato - tivemos um dos maiores presentes que a nossa vinda nos deu, conhecemos e navegamos pelo Velho Chico ou o também conhecido Rio São Francisco. Não sou capaz de descrever em palavras o que significa nadar nas suas águas, a visão dos cânions, a energia do lugar, mas sabe aquela sensação de conexão com a natureza?, aqui é o lugar para isso acontecer. Pois bem, em maio deste ano, depois de 10 anos dessa viagem, senti a necessidade de mergulhar novamente nas águas do São Francisco, e desta vez a cidade de Piranhas em Alagoas apareceu no google como novo destino, e entre os lugares para conhecer por perto, Ilha do Ferro também apareceu como destino imperdível…

Eu numa das casinhas da Ilha do Ferro

Na verdade de ilha só o nome, Ilha do Ferro fica a pouco mais de 200 km de Maceió, na teoria daria para chegar de carro - embora não fosse recomendado pelo risco de se perder - mas é navegando pelos cânions do Velho Chico que a viagem torna-se ainda mais espetacular. Partindo da cidade de Piranhas, é possível combinar com um dos barqueiros do pequeno porto, e depois de uma viagem de quase 1 h chegar a este oásis de arte pura, não é exagero afirmar isto viu?, uma cidade onde as casas são atelies, e os habitantes são artistas que revelam nas suas obras todo o imaginário dos contos do Sertão, história de Cangaço e seres fantásticos. Foi nesta viagem, que além do meu mergulho renovador no meio da natureza tive a chance de conhecer Petrônio, uma das pessoas mais sensíveis, sábias, e com olhar profundo do mundo resguardado pela magia desta ilha.

Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias

Assine Punto Craft News para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Pamela J. M. Girao
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar